PRINCÍPIOS



Colaboração
(Fazer Junto vrs. Fazer Sozinho)
Percebemo-nos em rede e a influência individual que temos no sistema, preferindo fazer juntos do que sozinhos. Compartilhamos vulnerabilidades e portanto também potências. Primeiro as pessoas, depois os projetos.

Evolução
(Aprender Fazendo vrs. Planejamento)
Valorizamos a aprendizagem e constante aprimoramento. Isso significa testar e depois avaliar os resultados, refletir e melhorar incrementalmente a cada tentativa. Prototipamos nossas ideias no mundo e aprendemos errando. Planejamos menos e fazemos mais.
Impacto
(Transformação vrs. Ajuda)
Nossas ações são pensadas para gerar melhorias nas bordas dos sistemas. Essas melhorias estão sob constante avaliação quali e quanti e focam nas causas e não nos sintomas dos problemas para serem eficazes. Escutamos as reais necessidades ao invés de impor.

Sustentabilidade
(Longo Prazo vrs Curto Prazo)
Nossa missão é de longo prazo e por isso focamos em possibilidades que consideram reciprocidade de troca. Entendendo os meios mais importantes que os fins. Estamos construindo uma nova consciência, e isso demanda tempo.
Inovação
(Coragem vrs. Medo)
Criamos soluções novas para desafios complexos. Estamos próximos das vanguardas de conhecimento para aplicar o que tem de mais atual e sentimos o futuro emergente mais do que nos adequamos a padrões antigos de funcionamento.
Inclusão
(Multíplas visões vrs. uma verdade)
Queremos pessoas diferentes participando de tudo e estamos abertos para a co-criação com diferentes representatividades
e visões de mundo. Não somos dogmáticos nem fundamentalistas. Acreditamos em múltiplas verdades e valorizamos a pluralidade cultural, social e de ideologia.

Integridade
(Autenticidade vrs. Manipulação)
Transparência, honestidade, verdade.
TIME
Rafael Maretti
Cindy Carbonari
Fundador e Diretor Presidente
Rafael Maretti é fundador e diretor presidente da Base Colaborativa, facilitador de Teoria U (que aprendeu com o Otto Scharmer, em Boston), Felizofia (Psicologia Positiva) e do Panapanã (viagem de imersão de autoconhecimento). É também Jovem Talento da Arymax, Global Shaper do Fórum Econômico Mundial e co-criador da Virada Política e do Movimento por uma Cultura de Doação. Fez Direito na faculdade Getúlio Vargas e trabalhou como advogado consultivo na área de Project Finance. Em 2009, fundou a Base Colaborativa e, em 2013, largou tudo para se dedicar integralmente à organização.
Diretora Executiva
Cindy Carbonari é diretora executiva da Base Colaborativa, facilitadora de Comunicação Não-Violenta, palestrante do TEDxPinheiros sobre futuro do trabalho, integrante do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos do Pacto Global da ONU, vice-presidente da Associação Anjos da Cidade (ONG que atua com população em situação de rua em São Paulo) e advogada pela PUC/SP. Atuou por seis anos no mercado financeiro e de capitais, no qual tornou-se advogada sênior e responsável pela Ouvidoria perante o Banco Central e representante em órgãos de classe, como Febraban e ABBI. Em 2017 transformou sua carreira para se dedicar integralmente à Base Colaborativa.